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Conflito entre conteúdo e propaganda na timeline das empresas

conteudo-chave-fanpagesO Facebook está em constante fase Beta, sempre testando novas funcionalidade e mudanças no layout. Isso causa as mais diversas reações entre os usuários que, entre amor e ódio, acabam sempre se acostumando cada vez mais rápido com as mudanças. Mas não são apenas as pessoas que são afetadas, mas também as empresas que estão no Facebook.

As mudanças na fanpage, página para empresas do Facebook, foram as que mais causaram o amadurecimento das organizações dentro da rede social. Desde que o formato de timeline substituiu o formato estático cheio de guias, as marcas já não podem mais direcionar a navegação dos usuários para abas distintas de aplicativos, fotos, vídeos, promoções e outros.

O layout timeline tirou a importância das abas, deixando a maioria delas escondidas na página. A oportunidade de criar uma boa primeira impressão com uma imagem interessante pedindo para curtir a página não existe mais. Agora o que o usuário vê são as atualizações mais recentes e importantes, com suas respectivas interações.

Num primeiro momento, isso foi visto com maus olhos por empresas que investiram dinheiro na produção dessas abas. Foi visto de forma pior ainda por quem ganhava dinheiro se especializando no desenvolvimento nesse tipo de recurso, como mostra um artigo da CNN Money.

Uma pesquisa da PageLever, empresa especializada em fazer análises no Facebook, mostrou que o envolvimento dos usuários com as abas nas páginas do Facebook caiu 53% desde que esse formato foi lançado. Muitos usuários nunca mais clicaram em uma aba novamente, e alguns deles nem tinham percebido que elas continuavam existindo na parte superior da página.

Essa mudança nas páginas empresariais foi boa para os consumidores, que não precisam mais ser expostos a imagens publicitárias, e sim a um conteúdo autêntico e interessante. As trocas de fotos, vídeos e promoções continuam acontecendo, mas em tempo real. A mudança também foi boa para as empresas, que agora podem mostrair ainda mais que têm capacidade de produzir conteúdo que agregue para esses consumidores.

O objetivo das marcas agora é fazer com que suas atualizações apareçam no feed de notícias dos próprios usuários, pois é o lugar em que as pessoas realmente passam o tempo no Facebook. Esse é o local onde atualizações são curtidas, comentadas, compartilhadas.

Em outras palavras, não importa quantas funcionalidades diferentes uma página no Facebook tenha, se ela não tiver nada interessante a dizer, não terá sucesso com o formato timeline. Para isso, muitos empresas contratam serviços especializados em gerenciamento de fanpages, que se preocupam com a relevância das postagens e acompanham sua aceitação pelos usuários.

Veja também: Como fazer marketing no Facebook?

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3 Respostas para Conflito entre conteúdo e propaganda na timeline das empresas

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