iOS 7: sistema está mais seguro, prático e traz novo visual

ios-7-visual
Na última quarta-feira, 18 de setembro, os monitores da Akamai, empresa americana de internet, registraram aumento de 112% no tráfego mundial da web. O motivo muito provavelmente foi o lançamento do iOS 7, recente atualização do sistema operacional móvel da Apple que ficou disponível gratuitamente para donos de iPhones, iPads e iTouchs. Mas por que uma simples atualização causaria tanto rebuliço?

  • Novo visual

Os entusiastas da Apple foram céticos no início, mas se o guru do design, Jony Ive, disse que cores e formas chapadas (o chamado flat design) são tendência, ele não poderia estar errado. Com um visual totalmente renovado, o iOS 7 pode assustar no início, mas o usuário não demora muito a se acostumar.

A nova versão – há quem diga que a inspiração veio do Android – conta com nova tela de bloqueio, central de notificações repaginada e atalho para algumas das configurações mais básicas, como ajuste de brilho e modo avião. Até mesmo o modo multitarefas ganhou uma atenção extra, sendo possível visualizar com facilidade as janelas abertas e navegar por elas.

design-ios7

Comparação entre o design dos dois sistemas

Os ícones, por sua vez, estão maiores e o uso de pastas para organização dos apps ficou mais flexível: agora, a quantidade de aplicativos dentro de uma pasta é infinita, e não mais limitada a 16 deles. Os apps nativos seguem a linha geral: mais limpos e com reformulações que facilitam o uso.

  • Privacidade e segurança

O iOS 7 é uma das versões do iOS que mais contêm modificações – tanto em termos visuais quanto funcionais. Mais segura do que nunca, a nova versão traz nos menus de configuração diversas opções de controle de privacidade, sendo possível inclusive tornar o conteúdo acessado no aparelho invisível aos olhos dos navegadores. Isso significa que anunciantes, por exemplo, não conseguirão seguir padrões de navegação, mantendo a privacidade intacta.

Outra opção permite bloquear o recebimento de ligações, mensagens e qualquer tipo de contato feito por determinados números.

Para o público corporativo, as vantagens de usar o iOS aumentaram, já que agora o sistema conta com a segurança do Enterprise Single Sign On (SSO) para autenticação, além de conseguir trabalhar VPN em nível de aplicativo – antes, a VPN era aplicada ao sistema como um todo, comprometendo a divisão entre apps e conteúdos profissionais e pessoais.

Outra vantagem é o gerenciamento de abertura de arquivos, a partir do qual é possível escolher os aplicativos que poderão abrir determinado arquivo. Dessa forma, uma imagem corporativa não é aberta no Instagram, por exemplo.

  • Compartilhamento

airdrop

Utilizando rede Wi-Fi ou Bluetooth, aparelhos rodando o iOS 7 agora podem desfrutar do AirDrop, função que permite transferir arquivos entre dois ou mais dispositivos. São suportadas imagens, contatos, vídeos e outros arquivos que podem ser transferidos rapidamente. A função está disponível para iPhone 5, 5c ou 5s e iPad 4 ou Mini.

  • O novo iOS

As mudanças apresentadas no iOS 7 são, sem dúvida, intensas. O impacto do novo visual pode deixar o usuário um pouco “perdido” por alguns dias, mas a genialidade do design de Jony Ive aos poucos é percebida e a experiência com o sistema operacional mostra-se ainda mais completa. Apesar de trazer alguns bugs, que já estão sendo relatados por usuários, o iOS 7 é a prova de que a criatividade e o conhecimento da Apple não foram enterrados com Steve Jobs, cofundador da empresa e ex-CEO, falecido em 2011.

Cada vez mais seguro e mais prático, o iOS conquista usuários e não deixa dúvidas de que ele, realmente, tenha sido a causa do aumento no uso da internet mundial no dia de seu lançamento.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para iOS 7: sistema está mais seguro, prático e traz novo visual

  1. Pingback: Tinder: uma forma fácil de se relacionar e conhecer pessoas - Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *