Segurança: sites que já tiveram suas senhas expostas

segurança-senhas

Nos últimos tempos diversos sites e serviços tiveram suas senhas expostas através da ação de hackers. O último a confirmar o vazamento foi o Last.fm, sem mencionar, no entanto, quantas foram. Antes dele, o LinkedIn teve 6,4 milhões de senhas expostas – a rede social e o FBI estão investigando quem são os responsáveis.

Em abril do ano passado foi a vez do PSN, a rede on-line do PlayStation, da Sony. Na ocasião, 100 milhões de usuários do mundo todo tiveram dados como nome completo, número do cartão de crédito e endereço divulgados. A rede ficou fora do ar quase um mês depois da exposição. Após diversos problemas, o serviço foi normalizado e os dados protegidos.

Por trás desses ataques estão hackers especializados que procuram vulnerabilidades em sites e serviços, a fim de roubar os dados dos usuários. Dentre os tipos de ataque, os mais comuns são o port scanning attack, que se utiliza de softwares maliciosos para encontrar brechas na segurança (recurso muitas vezes usado pelos próprios sites), e o ataque de força bruta, que consiste em tentar todas as combinações possíveis até que a senha seja encontrada.

Como uma forma de se protegerem desses ataques, empresas como Google e Facebook oferecem recompensa em dinheiro para quem achar vulnerabilidades em seus sites, especialmente aos hackers – um esforço para aumentar a segurança de seus serviços.

Como se proteger

Infelizmente não há uma maneira de o usuário se proteger, já que se trata de um problema dos próprios sites e serviços. Porém, nunca forneça seus dados ou clique em links de sites desconhecidos. Isso ajuda muito na prevenção de situações de risco contra a segurança de todos os tipos de dados de contas na internet e também do seu computador.

Veja também: Segurança de dados e privacidade na internet

Pin It

3 Respostas para Segurança: sites que já tiveram suas senhas expostas

  1. Pingback: Transmissões de dados: você sabe como proteger as suas? Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Falsas promoções, perigos reais! | Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *