Preferência por internet ultrapassa televisão

preferencia-internet-tv

A televisão é um dos meios de comunicação mais influentes e utilizados em todo o mundo desde sua criação, na década de 1920. Estima-se que 99% das famílias norte-americanas possua pelo menos um aparelho, com a maioria apresentando até mais que um televisor por residência. Entretanto, desde 2004, segundo pesquisas realizadas pela Pew Research, a TV vem perdendo espaço na briga com as mídias digitais. No ano em questão, 57% dos espectadores nos Estados Unidos preferiam buscar notícias e informações pela televisão, enquanto apenas 24% recorriam aos meios digitais.

Agora, em 2013, pela primeira vez na história da internet, a rede foi escolhida como preferência de consumo e ultrapassou a televisão no quesito horas gastas de utilização nos EUA. A estimativa da consultoria eMarketer é de que adultos norte-americanos passem cerca de 4 horas e 40 minutos consultando mídias sociais em tablets, smartphones e PCs e cerca de 4 horas e 31 minutos assistindo à boa e velha TV.

Esses dados confirmam a tendência que já é vista desde 2010, segundo a consultoria, mostrando que o consumo de mídias em gadgets móveis tende a crescer cada vez mais. E no Brasil isso não é diferente. Segundo dados levantados pela E.Life no estudo Hábitos e comportamento dos usuários de redes sociais no Brasil, 53% dos entrevistados mantêm-se conectados à internet mesmo quando estão fora de casa, apoiados pela conexão 3G ou Wi-Fi. Além disso, para 10% deles essa é a principal forma de acesso às redes.

E a briga entre TV, rádio e internet não para por aí. Enquanto em 2008 57% dos norte-americanos ainda preferiam a televisão, 34% já migravam para a preferência de jornais impressos e 35% optavam por ouvir rádio (dados da Pew Research). Em 2012 a TV ainda reinava, mas alguns pontos abaixo, com 55% das opções; a internet, entretanto, só crescia, alcançando 39% da preferência, contra 33% para rádio e 29% para jornais. O cenário atual mostra a total escolha pela web, com o aumento de consumo das mídias digitais chegando a 15,8%, segundo a eMarketer.

A tendência é que os brasileiros sigam os padrões norte-americanos e comecem cada vez mais a optar pelo uso de dispositivos móveis. Mais da metade dos internautas consultados pela E.Life (54%) costuma passar até 30 horas semanais navegando na internet, contra 34% que acessam por mais de 40 horas a cada semana. Entre os usuários da internet pelo celular, 55,1% passam até 10 horas por semana conectados ao aparelho, metade do tempo que os usuários de tablets (46,5%) dispensam à conexão.

O último e talvez mais importante dado levantado pela E.Life mostra que os brasileiros estão cada vez mais utilizando as mídias simultaneamente, ou seja, assistem à TV enquanto navegam na internet ou ouvem rádio. Essa pluralidade de ações mostra que ainda não é o fim para nenhum tipo de segmento informativo ou de lazer, mas apenas que os hábitos têm mudado. Além disso, 26% dos consultados afirmaram que escolhem o que assistir na TV com base naquilo que leem na internet e 16% publicam nas redes o que estão assistindo no momento, influenciando outros internautas; ou seja, talvez seja a hora de todas as mídias se unirem e trabalharem juntas para não perderem acessos, telespectadores ou ouvintes.

Será que a TV está mesmo perdendo espaço para a internet? Faça as contas de quanto tempo passa em média em frente ao computador e em frente à televisão e conte para nós.

Veja também: Brasileiro é o mais insatisfeito com internet móvel.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

5 Respostas para Preferência por internet ultrapassa televisão

  1. Pingback: Apoio a causas sociais valoriza atuação das empresas | Blog da Markup Design

  2. Pingback: Galinha Pintadinha: 1º canal brasileiro com 1 bilhão de visualizações | Magic Blog

  3. Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog

  4. Pingback: A conexão da Internet e dos objetos que cuidam de você | Magic Blog | Magic Blog

  5. Pingback: Por que as pessoas não estão mais comprando tablets? - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *