Panorama geral do e-commerce brasileiro

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Os números do e-commerce ao redor do mundo não param de crescer, e no Brasil não é diferente. Para medir esse desenvolvimento a Pitney Bowes realizou uma pesquisa e constatou que 91% dos entrevistados brasileiros fazem compras pela internet, ultrapassando o índice do Canadá (82%). Mesmo sendo um setor ainda em formação, o comércio on-line é um grande potencial no País e merece ser analisado com atenção pelos empresários.

  • Balanço do primeiro semestre de 2013

O e-commerce brasileiro fechou o primeiro semestre do ano com faturamento de R$ 12,74 bilhões, 24% mais que no mesmo período de 2012. A quantidade de pedidos feitos via web aumentou 20%, chegando a R$ 35,54 milhões. O tíquete médio registrou alta de 4%, fechando o semestre com o valor de R$ 359,49.

De acordo com o relatório divulgado pelo E-bit, as categorias mais vendidas em volume de pedidos no e-commerce foram: Moda & Acessórios (13,7%); Eletrodomésticos (12,3%); Cosméticos e Perfumaria, Cuidados Pessoais, Saúde (12,2%); Informática (9%); e Livros, Assinaturas e Revistas (8,9%).

Essa mesma análise revela os pontos negativos do e-commerce no Brasil e o que faz aumentar o fenômeno de “abandono de carrinho”, quando o cliente seleciona os produtos, mas não chega a finalizar a compra: em primeiro lugar na lista está o alto custo do frete, apontado por 53% dos internautas brasileiros, em segundo as altas taxa de impostos, com 48%, e em terceiro o tempo de entrega, com 45% dos votos. A média de satisfação geral também teve queda de 1%, ficando com 85,96% de aprovação entre as pessoas que compraram pela internet.

  • Mídias sociais e e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, mais de 100 mil brasileiros têm acesso à internet, o que torna o e-commerce um campo ainda mais convidativo aos olhos dos empreendedores. Desse montante, 46 milhões de internautas utilizam frequentemente as mídias sociais, principalmente o Facebook, hoje com mais de 73 milhões de usuários cadastrados no Brasil.

Esse grande número de usuários é uma fonte riquíssima de clientes em potencial; e a primeira tarefa das lojas virtuais deve ser identificar esse público e mostrar o que a empresa tem a oferecer a ele. É preciso filtrar dentro das redes os usuários que têm afinidade com a marca, sendo que cada mídia social oferece um nicho diferenciado de público. Tendo também um excelente potencial para o marketing digital, as mídias sociais são ótimas ferramentas, se exploradas em sua totalidade, para alavancar sites de e-commerce.

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Veja também: Sites de e-commerce x Realidade dos aparelhos móveis.

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