O que a internet e o jardim de infância têm em comum?

O que a internet e o jardim de infância têm em comum?

Francolini entrou no táxi às 5 horas da manhã em direção ao aeroporto. Durante o trajeto, seus olhos e mãos ficaram grudados no celular, enquanto o taxista tentava inutilmente começar uma conversa. Algumas pessoas poderiam considerar essa situação bastante rotineira, mas para ela foi uma forma de enxergar como estamos agindo no mundo digital.

Conhecida por suas pesquisas nas áreas de educação e psicologia, a profissional levantou a questão: se os usuários adultos têm dificuldade para equilibrar a vida virtual, como é possível exigir que as crianças façam o mesmo e se protejam contra as ameaças constantes da web?

A resposta pode ser encontrada se voltarmos algumas décadas em nossas vidas, mais precisamente para a época do jardim de infância. “Praticamente tudo o que precisamos para ajudar as crianças a navegar e usar mídia social de forma produtiva e feliz, nós mesmos aprendemos na pré-escola. Algumas regras, mesmo que não pareçam tão modernas, podem se aplicar nesse novo caminho digital”, contou Francolini ao Huffington Post.

Aprenda a caminhar antes de correr: não comece apresentando seu filho a todas as redes sociais possíveis. Primeiro, pesquise as ferramentas e sites que são apropriados para o desenvolvimento deles, de acordo com a faixa etária.

Na caixa de areia, seja legal: quem nunca se deparou com discussões em grupos ou comentários no Facebook? Pois é, ter uma boa relação com os amiguinhos é fundamental tanto na caixa de areia como nas mídias sociais, explica: “É possível usar essa tecnologia para construir relacionamentos significativos, identificar sentimentos que nós temos e outros também podem ter e aproximar familiares e amigos mesmo que eles estejam distantes fisicamente”.

Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados: não basta apresentar as redes sociais às crianças, é preciso também ficar ao lado delas enquanto descobrem a dinâmica e suas implicações. Então, assim como quando atravessam a rua, os pais também devem estar juntos.

Tire uma soneca para recuperar as energias: é impossível não concordar que as relações fora da tela são mais significativas. Por isso, desconectar-se é fundamental para garantir equilíbrio na sua vida.

E você, também concorda que atitudes pequenas, mas precisas, são fundamentais para uma boa convivência na internet?

Leia também: Qual o melhor smartphone para as crianças?

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *