Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

Ao longo das suas mais de duas décadas, a Magic Web Design apresentou vários cases de sucesso, mas um em especial está guardado na memória de toda a equipe: o desenvolvimento do web site da Itaipu Binacional, em 1997. O projeto chamou a atenção da mídia especializada, ganhando inclusive uma publicação na conhecida revista “Digital Designer”.

Criado em Flash e 3D, a ideia principal era mostrar a usina em quatro horários diferentes: manhã, pleno dia, fim de tarde e noite. Desta maneira, as imagens sempre estavam sincronizadas com o horário do visitante, proporcionando assim, uma experiência interativa.

Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

O charme do conceito resultou do desafio, proposto e aceito pela Magic, de modelar a estrutura principal do complexo utilizando o programa 3ds Max (na época, chamado de 3D Studio Max).

Só para a modelagem, foram necessários 30 dias ininterruptos de trabalho. Depois vieram mais 15 dias para o processo de texturização, seguidos dos testes de renderização e aprovação de prototipagem.

Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

A ideia deu tão certo que, no ano seguinte, a agência foi responsável por renovar o visual do site, acrescentando novas cenas e tomadas de ângulo ao esquema de horários. Além disso, o design foi aperfeiçoado, seguindo a tendência dos sistemas operacionais Windows XP e Mac OS.

O resultado de todo este trabalho foi um web site inovador para os padrões da época, que rendeu à Magic o prêmio Aberje, em 2002, e a posição de vencedora de toda a Região Sul.

Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

O que mudou desde então?

Quando chegou ao Brasil, em 1995, a internet apresentava os primeiros browsers e os sites eram construídos por meio de tabelas. Alguns anos depois, os designers e criativos passaram a contar com um espaço enorme para colocar suas novidades em prática com o plug-in Flash.

O site da Itaipu Binacional foi desenvolvido pela Magic justamente neste contexto de relativa limitação técnica.

Nostalgia Magic: web site da Itaipu Binacional

Quando a Apple ingressou no mercado de dispositivos móveis, estabeleceu que o Flash era desnecessário para o iOS, e foi então que começou a extinção do plug-in. Com sua queda, a maneira de estruturar os sites também sofreu mudanças, assim como as tendências de design.

Em um artigo em seu blog, Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, afirma que os web sites sofreram muitas mudanças por conta da tecnologia móvel.

Segundo Borba, nos dias atuais, o marketing de conteúdo tem um peso muito maior no processo de desenvolvimento de um site, já que se realizado com qualidade e exclusividade, pode conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Os sites responsivos, por exemplo, se fazem necessários nos dias de hoje, uma vez que são flexíveis e automaticamente se adaptam a computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos, com base no tamanho da tela em que devem ser exibidos.

Já quando o assunto é web design, já foi deixado para trás o fotorrealismo em favor do flat design e da simplicidade, com elementos pictoriais que tornam a navegação mais intuitiva e fluida.

Posicione-se no meio digital

Para criar a presença digital da sua marca, é necessário que você integre as novidades. Em sua trajetória de mais de duas décadas, a Magic Web Design sempre acompanhou as mudanças necessárias e, por isso, pode ajudar você.

Entre em contato para agendarmos uma conversa e descobrirmos a melhor estratégia comercial para o seu negócio.

Veja também: O que é Mídia Programática?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *