“In-depth”: Google começa a dar destaque a artigos maiores nas buscas

In-depth

Na semana passada o time de buscas do Google anunciou que artigos mais complexos, chamados de conteúdo “in-depth”, terão um espaço especial na página da gigante.

Segundo post no blog oficial, a empresa calcula que 10% de todos os usuários realizam buscas por tópicos fixos como “células-tronco” e “felicidade”. Até então, apenas o conteúdo que de certa forma estava relacionado ao tópico era mostrado, embora nem sempre suprisse as necessidades de quem estava em busca da informação. Com a novidade, uma nova área trará artigos mais específicos e aprofundados sobre tópicos preferencialmente escritos por pessoas ou veículos de comunicação com autoridade no assunto.

Esse tipo de conteúdo – textos mais extensos e que continuam válidos por meses e até anos – será avaliado pelos robôs do Google e precisará trazer uma série de pré-requisitos para figurar entre os artigos “in-depth”. O artigo deverá estar dentro das regras do Schema.org, trazendo dados como “headline”, “alternative headline”, imagem, data, entre outros itens. Também terá preferência o conteúdo que estiver com o chamado “Autorship Markup”, opção que relaciona ao texto o perfil do autor no Google+.

First Click Free

Como conteúdos mais extensos tendem a dar mais trabalho para serem produzidos, não raro é preciso pagar para poder acessá-los integralmente. A desvantagem para o site que fornece o artigo, entretanto, é que esse artigo fica mal ranqueado no Google, já que os robôs não têm acesso a conteúdo restrito.

A solução do Google para esses casos é o First Click Free (Primeiro Clique Grátis). O sistema libera o conteúdo completo gratuitamente na primeira vez que um usuário o acessa por meio da busca do Google. Nas demais vezes, entretanto, é preciso proceder com o pagamento. Dessa forma, o conteúdo é acessado pelos robôs do Google, ranqueia melhor (inclusive na área “in-depth”) e dá a quem chega a ele pelo Google a chance de obter uma leitura gratuita no primeiro clique.

Veja também: Google e uma espiada na estrutura da gigante.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *