Curadoria de conteúdo e sua importância

60-segundos-de-internet

Dados do ano passado que mostram tudo o que acontece na internet em 60 segundos.

A cada minuto, milhares de posts em blogs são colocados on-line e centenas de novos vídeos são carregados no YouTube por empresas e usuários comuns, isso sem falar no número de tweets e publicações no Facebook, que dispensam comentários.

Estamos falando de apenas 60 segundos e deixando de lado anúncios publicitários e todo o conteúdo postado em grandes portais de conteúdo. A verdade é que, cada vez mais, a internet está abarrotada de informação. Por um lado, esse dilúvio de conteúdo é ótimo, claro, mas por outro se perder em meio a tudo isso nunca foi tão fácil – o que só tende a piorar. É aí que entra a curadoria de conteúdo.

Algumas estimativas apontam que em poucos anos chegaremos a um ponto onde toda a informação presente na internet irá dobrar a cada três dias. Em um contexto como esse, as tecnologias e ferramentas que têm sido aplicadas até aqui no gerenciamento da informação na web (buscadores, por exemplo) não serão o suficiente. Aos poucos isso se tornará uma realidade.

Por isso, nos últimos tempos, é possível perceber uma nova “classe” na internet, formada por pessoas (profissionais ou não) que filtram e organizam a informação on-line. São os curadores de conteúdo, que identificam, selecionam e compartilham os melhores e mais relevantes conteúdos (posts, vídeos, fotos, etc) sobre temas específicos e para públicos bem definidos.

O futuro da web social será impulsionado por esses “cidadãos editores” que assumem a responsabilidade de compilar para os outros conteúdo de qualidade criado por terceiros. E o mercado precisa estar preparado para isso. Empresas que fizerem esse papel e continuamente compartilharem informações interessantes, relevantes ao seus públicos, ganharão notoriedade. E o processo já começou.

Veja também: Polêmica no Facebook mostra a importância de um bom gerenciamento de mídias sociais

Pin It

2 Respostas para Curadoria de conteúdo e sua importância

  1. Pingback: Baixaki compra o Superdownloads - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Antonio Borba fala sobre notícias falsas nas redes sociais - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *