Google Reader será encerrado: veja alternativas para o serviço

google-reader-alternativas/

Lançado em 2005, o Google Reader é um agregador de feeds que permite ao usuário ler notícias de seus sites e portais favoritos. Por oito anos o serviço permitiu que os inscritos visualizassem e administrassem notícias de forma simples e instintiva, tanto que sua aparência é bem próxima a de uma caixa de e-mail.

Embora ofereça tantos benefícios, o uso do agregador do Google sofreu uma queda de uso, forçando uma drástica decisão que afeta milhares de fiéis usuários: o Google Reader será encerrado no dia 1º de julho. A informação foi anunciada pelo diretor de infraestrutura da gigante da internet no blog oficial da companhia.

Apesar de estar com os dias contados, o Google não vai deixar as pessoas que utilizam o serviço sem seus arquivos: os dados do Reader poderão ser exportados para serem utilizados em outros agregadores. Se você é um dos usuários que ficará sem o “quase finado” serviço de feeds, veja algumas alternativas de migração que separamos:

Feedly

O Feedly pode ser usado como uma expansão para Firefox, Chrome e Safari e também conta com um app para iOS e Android. A navegação é bem simples e instintiva, com o layout clean; permite criação de tags e pode ser integrado com as redes sociais.

Netvibes

O Netvibes permite que você também agregue mensagens de Facebook e Twitter, além de notícias de blogs e sites. Ainda não possui um app para smartphones, mas o site feito para mobile não fica atrás de nenhum aplicativo. A possibilidade de adicionar outros widgets – além dos já citados feeds – o torna muito semelhante ao iGoogle (serviço que deve ser desativado em breve).

Flipboard

Mais ousado que os outros agregadores, o Flipboard é um app para iOS e Android e não possui uma plataforma para leitura em desktops. Esse aplicativo simula uma revista eletrônica com as notícias assinadas, o que torna a experiência de leitura mais interessante. Também permite que você marque notícias para ler mais tarde, além de fazer as alterações básicas nos seus favoritos (adicionar, excluir e renomear).

The Old Reader

Os usuários fiéis do Reader que não querem abrir mão do layout feito pelo Google podem ficar tranquilos: o The Old Reader simula perfeitamente todo o Google Reader, desde as funcionalidades até o layout. Possui ainda uma extensão para Chrome e Safari para facilitar a incorporação e visualização de novos feeds.

Veja também: Google Shopping chega definitivamente ao Brasil.

Pin It

2 Respostas para Google Reader será encerrado: veja alternativas para o serviço

  1. Pingback: REC: uma extensão do Chrome capaz de rastrear encomendas | Magic Blog

  2. Pingback: Feedly: conheça as vantagens do leitor de feed | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *