Cuidados na hora de comprar os presentes de Natal pela internet

Compras pela internet

O Natal está se aproximando e com a correria da época muita gente opta por comprar os presentes pela internet, já que é uma maneira muito prática e cômoda de adquirir algum produto. Porém, na pressa, algumas pessoas acabam se descuidando na hora de comprar em lojas virtuais.

Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, concedeu uma entrevista ao programa E-Paraná, sugerindo alguns cuidados que os consumidores devem tomar para não ter dor de cabeça ao adquirir um produto pela internet. Mauricio Fernandes, Gerente de Publicações da Magic, também participou do reportagem e contou algumas experiências positivas e negativas com esse tipo de serviço.

Confira a matéria:

http://www.youtube.com/watch?v=tHvsv4jpqgI

Confira as principais dicas levantadas na reportagem:

– Antes de tudo é necessário ter o sistema operacional e o antivírus do computador atualizados.

– É fundamental se preocupar com os prazos de entrega, já que produtos comprados pela internet podem demorar um pouco para serem entregues. O ideal é se programar e comprar com antecedência.

– Outra coisa que deve ser observada são os métodos de pagamento dos sites. Lojas que usam o PayPal, o PagSeguro e o Mercado Pago, por exemplo, dificilmente serão sites fraudulentos, já que essas são formas seguras e garantem a entrega da mercadoria.

– Não se esqueça de guardar o comprovante do pagamento, caso haja necessidade de atestar sua existência.

– A correria do dia a dia é intensa, mas vale a pena tirar um tempinho para ler a Cartilha de Segurança para Internet elaborada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança na Internet. É um material que apresenta conceitos simples e dá dicas sobre os riscos desse tipo de serviço e de como se proteger.

Borba também alertou os consumidores sobre compras coletivas. “O mais importante não é o site de compra coletiva em si, mas sim o estabelecimento no qual você faz a compra. Você deve buscar no site de compra coletiva que o estabelecimento que faz o oferta seja confiável”, explica o consultor.

Veja também: Sites de vendas Americanas, Shoptime e Submarino podem ter atividades suspensas em São Paulo

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *