Mecanismo de busca do Facebook não é apenas um boato

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Durante uma entrevista coletiva, Mark Zuckerberg, CEO do todo poderoso Facebook, foi questionado sobre a possível entrada da maior rede social do mundo no ramo dos sistemas de busca. Uma pergunta plausível, uma vez que o rumor já existe há algum tempo, ainda que sem nenhuma confirmação oficial. Pelo menos até agora, já que a resposta de Zuckerberg deixou claro que a busca social do Facebook não é apenas uma ideia distante: “Em algum momento nós faremos. Temos uma equipe trabalhando nisso”.

Segundo ele, o Facebook, mesmo antes de sequer se preocupar em ser um mecanismo de buscas, já tem de lidar com cerca de um bilhão de buscas por conteúdo diariamente. Um número impressionante, principalmente quando levamos em conta que se trata de um terço das buscas realizadas no Google. Logo, não é difícil perceber que faz muito sentido que o Facebook invista nesse ramo.

E não se trata apenas de volume de buscas. Mark Zuckerberg destacou que, cada vez mais, pessoas querem perguntas respondidas em suas buscas, e não uma lista quase infinita de resultados irrelevantes. E é aí que entram os diferenciais que a rede social pode oferecer.

Ele demonstrou isso exemplificando como a busca do Facebook poderia funcionar: “Em quais lugares de comida japonesa meus amigos foram em Nova Iorque e gostaram?”. Enquanto para o Google (ou qualquer outro buscador tradicional) essa seria uma pergunta difícil de resolver, o Facebook poderia trazer rapidamente a resposta.

E o Google sabe disso. Ou você acha que o Google+ foi criado à toa?

Veja também: Você sabe pesquisar no Google?

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