Antonio Borba dá dicas para as compras de Natal pela internet

Dicas para as compras de Natal pela internet

Faltando poucas semanas para o Natal, já tem consumidor garantindo os presentes para toda a família pela internet. O e-commerce tem a vantagem de oferecer diversos produtos com preços mais baixos do que nas lojas físicas, porém, é preciso ficar atento para não cair em golpes e sair no prejuízo.

Em entrevista ao programa “Com Você”, da Rede Mercosul, o Diretor Executivo da Magic Web Design/Rede Magic, Antonio Borba, deu algumas dicas para ajudar os internautas a comprar com segurança.

Conheça a loja

O primeiro passo é conferir se a empresa é legítima. Para isso é recomendável que o internauta procure informações como telefone para contato, endereço da empresa e até o número do CNPJ no próprio site.

Redes Sociais

A presença da empresa em mídias como o Facebook e o Twitter também é um indicativo de sua idoneidade. Veja se há uma atualização constante, e se o perfil responde a dúvidas e reclamações dos usuários, e, principalmente, se procura resolver os problemas apresentados.

Reclame Aqui

Sites de reclamação

É importante também pesquisar as empresas ou fornecedores nos sites de reclamação. Estes espaços funcionam como fóruns, em que os internautas expõem os problemas que tiveram com as lojas, e estas têm a oportunidade de responder e resolver. Fique atento para as taxas de resolução do e-commerce pesquisado.

As plataformas deste tipo disponibilizam listas com as melhores e piores lojas de cada setor, e uma nota para o atendimento de cada marca. Aqui no Brasil, alguns dos sites de reclamação mais conhecidos são: Reclame Aqui, Reclamão e Denuncio.

Você também pode consultar as listas divulgadas pelo Procon, com os sites que devem ser evitados por terem histórico de mau atendimento ou golpes.

Intermediários de pagamento

Para tornar a transação ainda mais segura, prefira as lojas parceiras de sistemas como o PayPal ou o PagSeguro. Estes intermediários mantêm o seu dinheiro antes de repassar ao vendedor, assim, se você tiver qualquer problema, como não receber o produto, ou este apresentar defeito, pode solicitar a devolução integral do valor pago.

Em casos de processos judiciais, os intermediários também retêm o dinheiro, oferecendo segurança para ambas as partes.

Compras pela internet

Compras internacionais

Para compras realizadas em sites do exterior, Borba chama a atenção para dois pontos fundamentais: o usuário deve possuir um cartão de crédito internacional, ou crédito em sistemas financeiros como o PayPal.

Além disso, o consumidor precisa ficar atento ao tempo de entrega, o processo na alfândega da Receita Federal do Brasil é demorado, e os produtos podem ficar retidos por meses. Logo, recomenda-se realizar a compra com antecedência.

Direito de arrependimento

De acordo com o jornal Estadão, as compras pela internet obedecem às mesmas regras do comércio nas lojas físicas, e o internauta tem o direito de se arrepender da compra, antes ou depois da entrega. Nestes casos, o fornecedor deve ser notificado e providenciar o cancelamento e a devolução do produto.

Depois de recebida a mercadoria, o comprador tem até sete dias para sinalizar a desistência. O vendedor não pode exigir que a embalagem não tenha sido aberta, e é responsável pelos custos de envio.

Para evitar problemas, siga estas dicas, e não tenha dor de cabeça com suas compras de Natal.

Leia também: Amazon Dash: a nova varinha mágica para compras on-line

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *