Amazon começa a vender no Brasil

amazon-brasil

A Amazon, maior varejista de e-commerce do mundo, já tem uma data para começar a atuar com seu comércio eletrônico no Brasil. A empresa faz planos para a sua primeira fase de vendas no País, mas a princípio apenas objetos pequenos serão vendidos, como Kindles, CDs, DVDs, livros, videogames e softwares.

As atividades iniciam já em setembro e previsão de vendas para o período de setembro a dezembro deste ano é de cerca de 1,1 milhão desses produtos. Até 2013, a estimativa é que chegue até 4,8 milhões de itens.

Um executivo da companhia afirma que, apesar da venda inicial de apenas objetos de pequeno porte, nada impede que futuramente sejam vendidos objetos maiores, como televisores, e que tudo vai depender dos resultados a serem alcançados nos três primeiros meses de vendas.

A Amazon deve começar o seu centro de distribuição em São Paulo, como faz a B2W, dona das empresas Americanas.com, Submarino e Shoptime. Com a chegada desse comércio o mercado brasileiro, que foi responsável por R$18,7 bilhões em vendas no ano passado, deve passar por mudanças.

Há alguns meses o Procon-SP determinou que a B2W deixasse de operar no estado de São Paulo, por três dias, devido ao número de reclamações dos consumidores e, no ano passado, a empresa foi investigada pelo Ministério Público do estado pelos mesmos problemas.

O consultor de varejo da IBM, João Pissuto, afirma que a Amazon vai ter que negociar muito bem com as operadoras de cartão de crédito. Nos casos de compras parceladas, a companhia precisa aprender a gerenciar diferentes preços para o mesmo item. João também relata que existem algumas dificuldades de logística, além da tributação brasileira que é bastante complexa. A companhia também dependerá apenas dos Correios, por seus produtos comercializados ainda serem de pequeno porte.

Veja também: Axis, o novo buscador do Yahoo!

Pin It

Uma resposta para Amazon começa a vender no Brasil

  1. Pingback: Kindle Fire: a nova aposta da Amazon - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *