7 exemplos do que o HTML5 pode fazer

html-5-possibilidades

Se até pouco tempo as aplicações em Flash pareciam ter um terreno seguro dominado na web, hoje sofrem com a ameaça do HTML5, que vem ganhando cada vez mais destaque. Ainda que o software da Adobe, amplamente usado por uma infinidade de sites, esteja longe de deixar de ser relevante, a falta de suporte à tecnologia em produtos Apple e, em breve, também no Windows 8, faz que o seu futuro fique em cheque.

Mais que isso, a nova linguagem vem conquistando a preferência de desenvolvedores também pela facilidade e praticidade, pois, com tags objetivas e dispensando a necessidade de instalação de qualquer tipo de plugin, a tecnologia permite inserir conteúdos interativos, vídeos e jogos em sites.

O HTML5, é claro, ainda está longe de desempenhar todas as funções do Flash, mas as promessas são realmente grandes em questão de funcionalidades. E se alguém ainda duvida da capacidade dessa tecnologia, exemplos impressionantes do que pode ser feito através dela não faltam. Confira sete deles:

1. The Wilderness Downtown
Trata-se de um videoclipe interativo da banda Arcade Fire. Basta digitar o endereço da rua na qual você mora ou cresceu e ela, através de imagens do Google Earth e do Google Street View, se tornará uma peça importante dentro do clipe. O resultado é ainda mais interessante por conta das diversas abas que são abertas gradativamente no navegador, com tamanho e posição variáveis, cada uma mostrando um ângulo diferente da ação.

2. WebGL Water Simulation
Um ótimo exemplo da capacidade 3D do HTML 5, esse experimento mostra uma água extremamente realista com a qual o usuário pode interagir. Somente quem possui instalada uma placa de vídeo mais atual consegue rodar essa demonstração no site, mas um vídeo foi colocado no YouTube para que outras pessoas possam ver o efeito.

3. Voxels
Neste “LEGO virtual”, que lembra um pouco Minecraft, é possível usar o mouse para adicionar peças das mais variadas cores e construir formas simples. É possível também mudar o ângulo de visão e o nível de zoom dos elementos.

4. Conductor
Criado unindo HTML5 e Javascript, esse site transforma o metrô de Nova Iorque em linhas que se movem na tela e criam cordas de um instrumento musical com o qual o usuário pode interagir.

5. Asteroids
Uma recriação do jogo clássico lançado pela Atari em 1979, essa versão de Asteroids apresenta gráficos atualizados que rodam diretamente no navegador, dispensando a instalação de qualquer plugin.

6. The Cloth Simulation
Através da tag “canvas”, o HTML5 permite gerar linhas, círculos, quadrados e uma infinidade de formas geométricas. Combinado com Javascript, permitiu criar essa simulação de tecido que, apesar de parecer simples, é bastante complexa.

7. BreakDOM
Outro remake de game clássico, desta vez o Breakout, também da Atari. Nessa versão, o jogador utiliza uma barra de rolagem para controlar uma bola responsável por eliminar diversas caixas de seleção.

Veja também: Os fiascos no ramo da internet e da tecnologia em 2012.

Pin It

3 Respostas para 7 exemplos do que o HTML5 pode fazer

  1. Pingback: 10 serviços que deixaram saudades - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *