Conexão 4G na Copa das Confederações

conexao-4g-na-copa-das-confederacoes

A Claro, operadora brasileira de telefonia móvel, lançou oficialmente no dia 16 de abril o serviço de banda larga móvel 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Salvador), além de Curitiba, Porto Alegre, Campos do Jordão, Paraty e Búzios.

A 4G refere-se à quarta geração da conexão de telefonia móvel e, segundo a Claro, no Brasil promete ter variações de 20 Mbps a 60 Mbps, enquanto a média atual da 3G é de 6 Mbps. Em um primeiro momento, a cobertura da 4G estará disponível em apenas algumas cidade, o que representa cerca de 18 milhões de pessoas e atende as exigências estabelecidas pelo governo.

Segundo estimativa da IDC, empresa de inteligência de mercado, em 2013 serão vendidos no Brasil cerca de 600 mil smartphones habilitados para a conexão 4G. Esse número é aproximadamente quatro vezes maior que o de 2012, mas representa apenas 2% dos cerca de 28 milhões de smartphones que devem ser vendidos em 2013. As estimativas também mostram que a 4G ainda demorará para decolar no País, apesar de vários fabricantes, como BlackBerry, LG, Samsung e Sony Mobile, já prepararem aparelhos que comportam a conexão. Ao todo, atualmente são 11 aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com frequência de 2,5 GHz e que podem ser comercializados no Brasil, o que, segundo especialistas, será suficiente para abastecer o mercado enquanto a demanda for pequena.

Apesar de o governo brasileiro e as operadoras de telefonia móvel insistirem que a 4G estará operacionalizada tanto na Copa das Confederações em junho como na Copa do Mundo em 2014, a Fifa tem criticado a implementação dos serviços. As cobranças a respeito do ritmo dos preparativos para os megaeventos têm sido constantes, pois a federação teme a ocorrência de um possível black-out nas comunicações durante as partidas. Isso porque transmitir informações e imagens com máxima velocidade de dentro dos estádios é fundamental para veículos de mídia em tempo real, e um eventual colapso nas conexões resultaria em um problema de grande repercussão para os organizadores do evento.

Atualmente, cerca de 3,3 mil municípios brasileiros são cobertos pela conexão 3G, o que representa mais de 88% da população. Apesar das dificuldades encontradas para que a conexão 4G decole no Brasil, pois começa pela faixa de 2,5 Ghz usada no País e exige mais antenas que a faixa de 700 MHz utilizada na Europa e nos Estados Unidos, a previsão é de que pelo menos 15 cidades brasileiras contem com a conexão até o fim de 2013, seguindo os preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

conexao-4g-na-copa-das-confederacoes

Veja também: De 56 Kbps para 50 Gbps: o futuro da internet.

Pin It

2 Respostas para Conexão 4G na Copa das Confederações

  1. Pingback: Conheça os aparelhos compatíveis com a 4G e disponíveis no Brasil | Magic Blog

  2. Pingback: Nexus 7: Google lança nova versão 2013 | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *