E a internet de 1 GB?

internet-1-gb

Sonho de muitos internautas brasileiros e promessa de várias empresas concedentes de serviços de internet banda larga, a chegada ao Brasil da conexão de 1 GB de velocidade pode demorar a se tornar realidade.

Em testes em Kansas City, nos Estados Unidos, em breve o projeto deve se estender para outras cidades americanas por meio de uma rede de cabeamento de fibra óptica. Em terras tupiniquins, pelos menos dois grandes motivos impedem que uma conexão com essa velocidade seja disponibilizada para toda a população. A primeira é que toda a cidade a receber o serviço precisa estar coberta por cabos de fibra óptica, e a segunda é que é necessário haver demanda para a velocidade, ou seja, serviços atraentes que façam os usuários migrarem para esses planos.

Em média, a velocidade de banda larga oferecida no Brasil é de 2,2 Mbps, causada por um sistema de cabeamento que leva a conexão não diretamente para a casa do usuário, mas sim até um armário de distribuição. Em geral, existem três ou quatro armários desses para cada bairro, dependendo do tamanho da região. Através desse armário, a internet é levada por meio de cabos de metal ou fio de cobre até os pontos em que será usada, o que limita a transferência de dados. Quanto mais longe do armário o cliente estiver, mais deficiente será a conexão.

Isso significa que todos os cabos teriam de ser substituídos por cabos de fibra óptica, o que demanda altos custos e mão de obra, por serem melhores condutores de dados. Entretanto, essa pode ser a vantagem de viver no Paraná durante os próximos anos, visto que a Copel (Companhia Paranaense de Energia) já possui uma rede como essa espalhada por todo o estado. A internet de fibra óptica oferecida pela própria empresa de energia está funcionando em alguns bairros de Curitiba e logo atenderá a toda a cidade, com previsão para o fim do ano, mas apenas com a velocidade máxima de 100 Mpbs.

Pode não ser considerado o ideal pelos internautas ávidos por velocidade, mas é um serviço de mais qualidade que o oferecido atualmente e pode conter os ânimos até a chegada do tão desejado 1 GB.

Veja também: Google Fiber oferece internet grátis de 5Mbps.

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *