Inteligência coletiva na criação de produtos

inteligencia-coletiva-na-criacao-deprodutos

O conceito de crowdsourcing, que surgiu há alguns anos na internet, já revolucionou e continua revolucionando o mercado. Desde a Wikipedia, que conta com usuários para criarem novos conteúdos, até o Kickstarter, que funciona como uma plataforma de arrecadação de fundos para novos projetos, a colaboração parece ser uma das chaves para o desenvolvimento no futuro.

Já existem várias empresas startups apostando neste novo conceito de inteligência coletiva, e uma delas vem se destacando. É o Quirky, um site exclusivo para o desenvolvimento de novos produtos dentro desse conceito colaborativo. As pessoas cadastram suas ideias no site e o projeto é colocado em votação entre os 200 mil usuários cadastrados. As ideias mais bem classificadas são levadas para uma equipe de profissionais de design e engenharia que estudarão a viabilidade do projeto. Ainda nesse processo, as pessoas podem colaborar com melhorias e soluções, e então a peça é levada para produção em massa.

O Quirky já conta com mais de 200 produtos criados desde 2009, com um faturamento de 7 milhões só no ano passado. Diferente de outros sites de crowdsourcing, ele não funciona como um plataforma para arrecadação de fundos. O objetivo é apenas reunir as boas ideias e testar com os próprios usuários a aceitação do produto no mercado. Além disso, uma parcela do lucro obtido pelas vendas é destinada ao inventor do projeto e para todas as pessoas que colaboraram na criação.

Atualmente, são recebidas entre 150 e 300 ideias por semana. Os produtos são vendidos no site da Quirky, na Amazon e em lojas populares dos Estados Unidos.

Se quiser saber mais sobre a empresa, veja o vídeo abaixo:

Veja também: Ayoudo: para quem precisa ou quer dar uma ajudinha

Pin It

2 Respostas para Inteligência coletiva na criação de produtos

  1. Pingback: Wikipédia: os artigos mais controversos - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: iWatch tem produção iniciada | Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *