Hue: lâmpadas inteligentes e revolucionárias da Philips

No último dia 30 a Philips anunciou um lançamento exclusivo nas lojas da Apple: a lâmpada Philips Hue. Mas o que isso muda na sua vida?

Desde que foi inventada, a lâmpada foi um objeto comum, daqueles que todos têm em casa e no escritório. É encontrada nas ruas, nos shoppings centers, bares, restaurantes, enfim, em todos os lugares e, além das lâmpadas fluorescentes e LED, raríssimas vezes pensamos que poderia haver uma nova revolução em como iluminaríamos os ambientes. Até agora.

Uma iluminação romântica para aquele jantar especial, luzes que piscam e mudam de cor com música para sua festa, um despertador para quem acorda facilmente com a claridade ou apenas acender as luzes pelo smartphone ou tablet. Essas são algumas das possibilidades para o uso desse lançamento da Philips.

O controle de cor, tom e intensidade se dá através da combinação de três LEDs – um vermelho, um verde e um azul – o que equivale a 16 milhões de cores diferentes. Manipuladas por um sistema wi-fi, a lâmpada permite total controle da hora que acende ou apaga mesmo quando você está longe de casa. O sistema LightRecipe permite “capturar” a cor de uma imagem e usá-la no ambiente.

Com potência de 50 watts por lâmpada, até 50 bulbos podem ser interligados para criar uma ambientação uniforme pela casa, ou então é possível programar cada lâmpada individualmente com cor, intensidade e timing específicos. A duração estimada da Hue é de 15 mil horas (algo em torno de cinco anos se considerarmos que cada Hue ficará acesa em média durante oito horas por dia).

Serão vendidas exclusivamente na Apple Store em caixas com três bulbos e custarão 199 dólares. Lâmpadas adicionais poderão ser compradas por 59 dólares cada.

A princípio pode parecer que é apenas uma lâmpada, mas a Hue na verdade é o primeiro passo para o controle total da sua casa. Ao comercializar esse novo modo de iluminar um ambiente, a Philips abre as portas para o desenvolvimento e a fabricação em larga escala de tecnologias que tornarão possível controlar climatizadores de ambiente, televisões, micro-ondas e outros tantos eletrodomésticos sem os quais não conseguimos mais viver.

Veja também: A tecnologia mobile e seus excessos.

Pin It

Uma resposta para Hue: lâmpadas inteligentes e revolucionárias da Philips

  1. Pingback: uBeam, um sistema eficiente de recarga sem fio - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *