Heml.is: um novo concorrente para o WhatsApp?

heml.is

Após a bomba revelada por Edward Snowden de que as informações de todo norte-americano eram vigiadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, a onda de pessoas preocupadas com a segurança daquilo que falam, escrevem e compartilham aumentou consideravelmente, assim como os protestos contra esse tipo de espionagem.

Pensando em uma alternativa para que dados compartilhados via smartphones não pudessem ser checados pelo governo, Peter Sunde, cofundador do site The Pirate Bay (autointitulado “o tracker BitTorrent mais resiliente da galáxia”), resolveu criar um aplicativo para troca de mensagens, similar ao famoso WhatsApp, mas que impossibilitasse o acesso de terceiros. O projeto torna essa impossibilidade de visualização possível por usar criptografia em todo o processo, impedindo que qualquer pessoa que não seja o remetente ou o destinatário da mensagem possa lê-la. Nada poderá ser interceptado.

Mesmo ainda sem data para lançamento, muitas pessoas já se mostram interessadas no Heml.is (que significa “segredo” em sueco) fazendo doações para que o desenvolvimento seja acelerado e terminado o quanto antes. O pedido inicial de doações feito pelos criadores era de 100 mil dólares, valor que já foi alcançado e ainda assim não para de crescer. O número atual está em torno de 152 mil dólares.

Segundo os desenvolvedores, todos os interessados que investiram no Heml.is receberão algumas regalias assim que ele estiver pronto, mesmo que o serviço pretenda ser grátis para o envio de mensagens de texto. Algumas opções mais avançadas demandarão uma assinatura que promete exigir um valor baixo, representativo.

É possível acompanhar as etapas do desenvolvimento do Heml.is pelo blog, pelo Twitter e pelo Facebook, checando novidades e em breve a data de lançamento do app que promete deixar muitos usuários aliviados por ter sua vida pessoal preservada.

Será que a promessa de segurança será cumprida e o WhatsApp terá mesmo motivos para se preocupar? E será que o aplicativo fará sucesso no Brasil, onde o medo de espionagem ainda não chegou totalmente?

Veja também: WhatsApp alcança 250 milhões de usuários e preocupa concorrentes.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *