Globo deixa de postar links no Facebook

globo-tira-links-facebook

No começo do mês passado um anúncio das Organizações Globo surpreendeu a todos: daquele momento em diante todos os canais oficiais dos veículos do grupo (Rede Globo de Televisão, Editora Globo, Jornal O Globo, Globo.com e G1) no Facebook não divulgariam mais links nas publicações. Desde então, cada “produto” (programa, site ou revista com página própria) vem orientando os internautas a acessar diretamente os sites para ler mais sobre o assunto abordado no post.

Indo contra a maioria dos profissionais da área, que não acreditam que a estratégia seja boa, a decisão foi tomada por razões editoriais e comerciais.

De acordo com Juarez Queiroz, CEO da Globo.com, o tráfego gerado pelo Facebook não é importante para a distribuição dos produtos do grupo (representa menos de 2% na média) e, uma vez que nem tudo que os veículos publicam chega ao news feed dos usuários, o resultado nem sempre é satisfatório de um ponto de vista editorial.

O fator comercial envolvido está relacionado ao Facebook permitir que anunciantes utilizem sistemas de filtro para que as mensagens cheguem até grupos de usuários fãs de determinadas marcas, o que é visto pela Globo como um motivo para não investir na ferramenta. Para Queiroz, o público dos produtos das Organizações Globo, construído com cuidado e através de trabalho próprio, não deveria estar disponível para que veículos concorrentes pudessem mandar publicidade dirigida.

Estaria o principal grupo de comunicação do Brasil vendo a rede social como uma espécie de concorrente?

Apesar da mudança e dos motivos dela, a Globo segue presente e ativa no Facebook.

Veja também: Facebook lança ferramenta de proteção a contas.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Globo deixa de postar links no Facebook

  1. Pingback: O Facebook esconde postagens? | Aula de Sistemas de Informação de Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *