Falha na segurança digital da Caixa Econômica Federal

falha-na-segurança-digital-da-caixa-econômica-federal

Na última sexta-feira (4), correntistas apontaram uma falha gravíssima na segurança digital do sistema de internet banking da Caixa Econômica Federal. Clientes afirmam que ao acessar o site da Caixa com seus dados, visualizaram saldos e informações de outros titulares.

“No extrato aparece outra pessoa, com saldo de outra pessoa, em alteração de endereço aparece outra ainda, com o endereço dela. Cada opção é de um cliente diferente”, disse Vagner Alencar, analista de sistemas de Campo Grande (MS) em entrevista ao portal G1.

Como era de se esperar, houve manifestações nas redes sociais. No Twitter, os usuários da Caixa reclamaram da falha: “O que está acontecendo no Internet Banking da #CAIXA?… Cada menu aponta um titular diferente, saldo, extrato…”, postou o usuário ‏@rodrigojimmy. “Online banking da #Caixa #CEF está com problema seríssimo (sic), quando faz o login aparecem saldos de outros titulares“, escreveu ‏@StefanieECunha.

A assessoria de imprensa do banco comunicou que o problema foi pontual e o erro foi corrigido em pouco menos de 30 minutos. A Caixa garante que nenhum cliente teve qualquer tipo de prejuízo. Os helpdesks do banco ficaram congestionados durante todo o dia e poucos usuários conseguiram mais informações além de um aviso de uma gravação e o pedido para retornar o contato em outro momento.

“Um dos piores cenários seria alguém roubar a senha de um usuário e conseguir acessar a conta dele. Nesse caso, a senha não precisou ser roubada. É muito difícil saber qual foi o problema sem um esclarecimento da Caixa. Estamos no campo da hipótese, mas é mais provável que tenha sido uma falha humana do que uma falha de máquina”, diz Leandro Escobar, especialista em gestão de TI e professor da Universidade Positivo que já participou de projetos para o HSBC e o Itaú Unibanco.

Os correntistas que se sentiram lesados ou que possuem provas de que a tiveram a conta acessada por terceiros devem entrar em contato com o Procon para iniciar uma ação de danos morais contra o banco. A Caixa também corre o risco de ser acionada por quebra de sigilo bancário.

Veja também: Você sabe como proteger suas transmissões de dados?

Pin It

4 Respostas para Falha na segurança digital da Caixa Econômica Federal

  1. Pingback: Google Wallet está chegando ao Brasil - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Twitter é atacado por crackers - Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: Perfil do Burguer King no Twitter é atacado | Magic Blog

  4. Pingback: comScore mostra que usuários não baixam aplicativos regularmente - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *