Facebook muda algoritmo para melhorar feed de notícias

acebook-muda-algoritmo-para-melhorar-feed-de-noticias

O Facebook anunciou nesta semana algumas mudanças relacionadas à classificação dos posts que aparecem no feed de notícias dos usuários. A partir de agora, histórias antigas que ainda não foram visualizadas podem aparecer no topo da timeline. Entenda como:

Cada pessoa recebe uma média de 1,5 mil publicações por dia em sua timeline, entre elas fotos, vídeos, registros de check-in e textos, sendo que boa parte desses conteúdos não é de interesse de quem a visualiza. O objetivo do Facebook com essa modificação, segundo Mark Zuckerberg, é fazer que os usuários não percam conteúdos que podem interessá-los.

Em média 300 posts aparecerão por dia no feed de notícias, ou seja, a visualização de conteúdos que antes girava em torno de 57% passará a atingir a casa dos 70%. Portanto, os conteúdos de maior interesse de cada usuário aparecerão de forma mais frequente na timeline, tendo assim mais chances de serem visualizados.

Para facilitar o entendimento: a mecânica de ordem dos posts que aparecem na timeline é feita pelo algoritmo EdgeRank, o mesmo que escolhe quais amigos aparecem na página do perfil. Esse algoritmo leva em conta quesitos como o número de vezes que a pessoa interage com um amigo, uma página ou uma celebridade e o número de curtidas, compartilhamentos e comentários que um post recebe.

Por exemplo, um usuário que curta uma fan page sobre esportes e compartilhe com certa frequência os posts publicados nela, faz que o EgdeRank entenda que esse assunto é uma prioridade para ele. Porém, se ele ocultar determinadas notícias dessa mesma página, o algoritmo passará a entender que a pessoa não está mais interessada naquele tipo de conteúdo. Os assuntos que aparecem em cada timeline fazem referência também às informações mais relevantes para os amigos que mais interagem.

Além de ser algo bom para os usuários, a mudança beneficiará as empresas que publicam conteúdos nas fan pages. Com a seleção de assuntos, existirá mais garantia de que os seguidores da página visualizarão o post e, consequentemente, que o conteúdo receberá maior número de interações.

Um post poderá aparecer no feed de notícias horas depois de ter sido publicado, como mostra a imagem:

facebook-muda-algoritmo-para-melhorar-feed-de-noticias

Veja também: Estudo revela “horários nobres” do Facebook no Brasil.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

5 Respostas para Facebook muda algoritmo para melhorar feed de notícias

  1. Pingback: Aplicativo identifica perfis falsos no Facebook | Magic Blog

  2. Pingback: China sofre ciberataque massivo | Magic Blog

  3. Pingback: O vai e vem das promoções no Facebook | Magic Blog

  4. Pingback: Bots: os robôs das redes sociais | Magic Blog | Magic Blog

  5. Pingback: Os 20 livros mais populares no Facebook - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *