Sites de e-commerce x Realidade dos aparelhos móveis

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Atualmente 2,5 milhões de brasileiros utilizam tablets ou smartphones para realizar compras on-line, segundo a F/Radar. Com a queda no preço dos celulares inteligentes e a popularização de planos de internet 3G, esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos. Contudo, apesar da demanda por compras mobile, os principais sites de e-commerce do Brasil ainda não estão preparados para atender essa parcela de público.

A deviceLab realizou um estudo envolvendo compras nos principais sites de e-commerce do Brasil utilizando os mais populares sistemas operacionais e aparelhos móveis do mercado. Ao todo foram realizados 1,7 mil testes com o Android nas versões 3.2.2, 4.0.3 e 4.0.4, além de iOS 5 e 6 e Windows Phone, e os resultados deixam em alerta os desenvolvedores que um dia duvidaram do poder do mobile.

  • Erros: check-out e cadastro

A partir dos testes pode-se compreender que todos os sites analisados apresentam pelo menos um erro que inviabiliza a compra. Cerca de 69% deles acontecem na hora do check-out, enquanto 18% aparecem durante a busca e 13% são percebidos no detalhamento do produto.

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Durante o check-out, por exemplo, foi observada uma dificuldade nos sistemas de cálculo total da compra quando um item é alterado já no carrinho, além de uma nítida dificuldade dos usuários no preenchimento do CEP. Outra grande parcela dos erros acontece devido ao não pagamento de boletos, seja por dificuldades de visualização ou por desistência da compra.

Consumidores que já possuem cadastro no site têm mais chances de finalizar uma compra com sucesso. Isso porque o passo de cadastro também é um dos vilões do m-commerce; lentidão, exigência do preenchimento de muitos campos e dificuldades de digitar em um smartphone ou tablet comprometem o processo.

De todos os sistemas operacionais, o iOS 5 (16%) foi o que apresentou mais erros, seguido do Android 4.0.3 (13%) e do Windows Phone (12%). O iOS 6, por sua vez, foi o mais estável e presenciou falhas em apenas 6% dos testes. Em relação aos tipos de aparelho, constatou-se que os usuários de smartphone são os que mais têm dificuldades para concluir uma compra on-line com êxito.

  • Como melhorar?

Com base nas análises, a deviceLab dá ainda uma lista com dicas do que precisa ser feito em sites de e-commerce para que se adaptem melhor ao cenário mobile. Veja alguns pontos que, segundo eles, precisam ser melhorados:

– Não usar soluções de interação para arrastar itens
– Usar geolocalização para completar o endereço
– Usar compra com um clique
Otimizar informações de produto
Autocompletar informações na busca.

Continue acompanhando no Magic Blog a série E-commerce: fênomeno de crescimento sobre o e-commerce e as tendências que envolvem o mercado e mantenha-se sempre muito bem informado.

Veja também: Tecnologia a favor do e-commerce.

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