Publicações que previram o futuro

Publicações que previram o futuro

Cirurgias plásticas, próteses, corações artificiais e missões espaciais são hoje coisas corriqueiras, mas há algumas décadas, eram mera ficção. Entretanto, coletâneas de histórias de mais de 80 anos, como “Marvel – Science Stories” e “Amazing Stories”, que fizeram sucesso entre 1929 e 1939, já previam inventos com espantosa precisão!

Confira algumas das coincidências entre literatura e realidade que o Daily Mail reuniu:

Viagem espacial

Capas de 1929 de Amazing Stories e Science Wonder Stories

O pouso na Lua, que aconteceu em 1969, foi retratado em uma revista de 1929, exatamente 40 anos antes de Neil Armstrong decolar rumo ao espaço!

Monitoramento de mentes

Ainda em 29, ilustradores idealizaram uma máquina que poderia ler a nossa mente e projetar nossos pensamentos através de imagens, o que pode estar muito próximo de nossa realidade. Pesquisadores da Universidade de Washington estão utilizando a internet para transmitir comandos de um indivíduo para o outro, apenas com o “poder da mente”. De acordo com a BBC Brasil, os cientistas Rajesh Rao e Andrea Stocco foram conectados a uma touca repleta de neurotransmissores, que monitorou seus pensamentos. Enquanto um assistia a um jogo de computador, o outro ficou do outro lado do campus, próximo a um teclado. Em um dado momento do jogo, Rao pensou em disparar o canhão e destruir um foguete que vinha do céu, comando que foi enviado à Stocco, que realizou o movimento.

Pesquisadores da Universidade de Washington durante o experimento

Pesquisadores da Universidade de Washington durante o experimento

Os cientistas admitem que este é apenas um pequeno passo na pesquisa, e que ainda há muito o que desenvolver e discutir sobre as questões éticas deste tipo de aplicação da tecnologia.

Biossensores

Enquanto isso, pesquisadores da Universidade de Manchester criaram um sistema que usa biossensores em um fone de ouvido para captar as mudanças das atividades cerebrais de um indivíduo. De acordo com o Daily Mail, eles pretendem, daqui a 10 ou 15 anos, gravar os nossos sonhos.

Para testar a funcionalidade do sistema, o artista Richard Ramchurn criou uma obra interativa, chamada de #scanners, que permite que pessoas assistam a um filme totalmente controlado por seu subconsciente. Conforme as mudanças de humor dos participantes, o filme reduz a velocidade e até pula cenas, criando uma experiência única para cada indivíduo.

Órgãos biônicos

Capas de 1939 de Amazing Stories e Startling Stories

Outra previsão aconteceu em uma das edições de Amazing Stories, de 1939, a capa mostra um médico com um coração artificial. Em 2011, o paciente Matthew Green se tornou o primeiro homem a receber alta de um hospital com um coração de plástico. De acordo com a BBC Brasil, o paciente iria aguardar em casa um doador para receber um transplante permanente.

Ainda em 1939, uma das capas de outra publicação mostra um robô gigante controlado totalmente através do cérebro humano, algo que talvez seja possível com o robô Atlas, desenvolvido por uma das empresas do Google, a Boston Dynamics. Para a nova versão do humanoide, a empresa está desenvolvendo um software que o faça ter reações mais parecidas com as nossas.

Exoesqueleto utilizado durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil

Exoesqueleto utilizado durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil

Outro exemplo do desenvolvimento deste tipo de tecnologia foi exibido durante a abertura da Copa do Mundo no Brasil, quando um paraplégico utilizou um exoesqueleto controlado por impulsos cerebrais para dar o primeiro chute da competição.

Como vimos, muitas dos inventos ilustrados nas capas dessas publicações fizeram previsões bastante precisas sobre o nosso presente. Outras, ainda não temos nem pistas se um dia se tornarão realidade, como a tão desejada viagem no tempo. Quem sabe…

Leia também: 10 filmes que os apaixonados por tecnologia não podem perder!

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

2 Respostas para Publicações que previram o futuro

  1. Pingback: O headbanging e suas consequências estranhas! - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *