Copa e Olimpíadas no Brasil podem render negócios ao Twitter

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Já não é mais novidade que o Twitter vem perdendo seguidores. Depois de sete anos de existência, o número de usuários que não twittam já chega a 40%. Boa parte dos internautas que utilizam a rede social usa a ferramenta apenas para acompanhar notícias sobre as pessoas que seguem.

Isso tem acontecido por causa da falta de interação proporcionada pela rede; por exemplo, uma pessoa prefere ver a foto de alguém que está na praia do que ler um tweet sobre isso. Domênika Guida, especialista da Enken em redes sociais, acredita que é preciso mais inovações para aumentar a interação entre os usuários do Twitter. “Quem está lá não usa. E 40% dos usuários no Brasil têm entre um e cinco seguidores. Ou seja, a interação é muito baixa. O brasileiro gosta de interagir. E a empresa sabe que essa interação baixou, por isso, acredito que algo deva acontecer. Antes víamos os famosos falarem tudo na rede. Hoje, eles usam o Facebook”, explica.

Entretanto, a Copa do Mundo no Brasil pode ser uma boa oportunidade para alavancar os acessos ao Twitter, que já começa a definir as estratégias de lucro que o evento pode gerar. Segundo Adam Bain, chefe de receitas da empresa, a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 serão uma enorme oportunidade de negócio.

“O Brasil é a maior oportunidade que vemos na América Latina e, francamente, em todos os mercados; e é por isso que vamos investir fortemente aqui”, disse o executivo. Por causa do crescente uso de aparelhos digitais, como smartphones, e o grande número de acessos a redes sociais, o Brasil é visto internacionalmente como um mercado atraente para o Twitter e para todos os gigantes da indústria digital, por isso o País se torna uma ótima oportunidade para a rede social fixar os 200 milhões de usuários que possui.

A conectividade com a televisão é a principal estratégia para a geração de lucros durante os eventos. Segundo Bain, cerca de 30% das pessoas twittam enquanto assistem TV. Além de os brasileiros serem os usuários que mais fazem login no Twitter durante a semana e os que mais postam conteúdo no microblog.

O faturamento da rede social vem por meio de tweets promocionais ou propagandas em forma de mensagem. Segundo a empresa de pesquisa eMarketer, em 2013 o Twitter deverá gerar uma receita de cerca de 600 milhões de dólares. Muitos acordos que estão sendo fechados com os anunciantes globais incluem o trabalho que desejam realizar no Brasil durante os eventos esportivos.

Veja também: Netiqueta: as regras de etiqueta na internet.

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