Confira as principais tendências para social media neste ano

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O cenário nas mídias sociais promete ser ainda mais envolvente e surpreendente neste ano. Se 2013 foi marcado pelo uso de memes e da apropriação das marcas dos conteúdos produzido pelos usuários, 2014 promete mais interação e competição acirrada.

Se você pretende aumentar sua atuação nas plataformas sociais, ou deseja finalmente dar os primeiros passos para entrar nesse “mundo”, fique atento ao que os especialistas esperam para os próximos 12 meses.

Profissionais mais qualificados e crescimento do setor

Se você tem interesse em entrar nessa área ou deseja criar o setor de social media em sua empresa, este é o momento. O Business Insider mostrou que esse setor, além de crescer, está ficando cada dia melhor. Já passou o tempo em que era necessário apenas um profissional para deixar sua marca em destaque. Reflexo disso é a lista dos cargos mais promissores apontados pela empresa: especialista em SEO, estrategista de mídia social, gerente de comunidade on-line, gerente de marketing de social media, coordenador de marketing de social media, blogger ou redator de social media.

A profissionalização do setor gerou crescimento e trouxe estratégias cada vez mais criativas e impactantes. Se você pretende investir no setor, prepare-se para um planejamento inovador e inclua um profissional de SEO, requisito obrigatório.

Plataformas novas e melhoradas

Não é só de Facebook que os trabalhos em social media sobreviverão neste ano. O Google+, que ainda não tinha caído nas graças dos internautas, começou a atrair as grandes marcas devido a seu apelo visual e ao impulso na indexação das buscas. No final do ano passado, o Google anunciou que a base de usuários ativos mensais da plataforma havia chegado a 300 milhões. Se sua empresa ainda não está conectada, é um bom momento para se arriscar.

O MySpace anunciou uma reformulação total na rede. Apesar de ainda estar no início, o anúncio mostra a reação da plataforma, que já estava esquecida, e traz a perspectiva de alcançar ou ultrapassar o número de usuários do Twitter.

Outras redes que também têm ganhado força e popularidade são o Pinterest, Vine e Instagram. Os dois últimos em uma disputa acirrada pelo sucesso dos microvídeos, outra tendência que não pode faltar em seu planejamento.

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Realidade móbile

Neste ano, haverá mais celulares no mundo do que pessoas. A previsão chega a 7,3 bilhões. Para 2014, os especialistas calculam a venda de 1,8 bilhão de aparelhos, destes, 1 bilhão são smartphones. Se acrescentarmos a venda dos tablets, devemos incluir mais 263 milhões de produtos.

Devido a esses crescentes números, não há como fugir do usuário que se tornará muito mais ativo e presente nas redes. Os especialistas afirmam que as grandes marcas irão “brigar” pelo conteúdo gerado pelo usuário. Memes e campanhas que incluam os internautas tomarão conta das plataformas. Iniciativas como da Urban Outfitters, a qual incentivou seus clientes a tirar fotos com suas roupas e publicar no Instagram com a hashtag da campanha, ficarão ainda mais comuns e interativas.

Em todas as mídias

Um dos momentos altos de 2013 foi a interação da Oreo no Superbowl, e, segundo a PR Daily, o product placement deixará de ser exceção neste ano. Espera-se que as marcas levem algumas estratégias características das plataformas sociais para as outras mídias, como a impressa e a televisão.

O uso de hashtags nas campanhas em diversas mídias, e até acordos com as emissoras para antecipar o conteúdo de programas relevantes são apenas algumas exemplos em que você deve ficar ligado.

Essas são apenas algumas das tendências para este ano, por isso temos que nos preparar e ficar de olho em todas as novidades que ainda estão para surgir. Use a criatividade, seja inovador e ganhe espaço nas plataformas sociais neste ano.

 Leia também: Novos anúncios em vídeo no Facebook.

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2 Respostas para Confira as principais tendências para social media neste ano

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