Cibridismo: vivendo no real ou no virtual?

Cibridismo: vivendo no real ou no virtual? - Magic Web Design

Você por acaso já ouviu falar de cibridismo? O termo, que serviu de base para o filme Exterminador do Futuro, protagonizado pelo 38º governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, faz referência à ideia de que estamos unindo o mundo virtual ao mundo real. Lembram o ciborg com inteligência artificial? Pois é, estamos caminhando para isso!

E se você parar para pensar, não é exagero. Em 2011, de acordo com a consultoria britânica Canalys, o mercado de smartphones cresceu 63%, se comparado a 2010. No Brasil essa alta foi ainda maior: dados da consultoria GFK mostram que as vendas de iPhones, Nokias, aparelhos BlackBerry e outros com acesso à internet cresceram 115% entre janeiro e novembro do ano passado. Ou seja: a tecnologia “já está grudada em nossas mãos”.

Uma evolução

Muita gente utiliza o discurso “ah, estou usando o celular demais” ou “estou passando muito tempo com tecnologia e isso tem atrapalhado”. Martha Gabriel, pesquisadora de cultura digital, diz que não aceitar que a vida on-line e a vida off-line andam juntas é perder oportunidades. “Viver somente no on ou no off limita nossas vidas”, diz.

Segundo ela, a não aceitação de que a tecnologia faz parte – e melhora – nosso cotidiano ocorre porque ainda estamos em um processo. Quando a eletricidade surgiu, por exemplo, demorou um pouco até que todos se acostumassem a ela. Hoje, o uso passa despercebido.

Veja abaixo a apresentação de Martha sobre o Cibridismo!

 

Realidade aumentada e misturada

A vida on-line e a vida off-line, que estão cada vez mais próximas, vêm sendo debatidas há um bom tempo por Paul Milgram and Fumio Kishino, estudiosos da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Misturada (RM), tecnologias que combinam o mundo real ao mundo virtual. Portanto, a RA e a RM são o conceito teórico por trás do cibridismo.

No vídeo abaixo você pode ver um exemplo real de Realidade Aumentada.

Portanto, se a teoria a respeito do cibridismo estiver correta, nós realmente estamos virando seres híbridos, vivendo no real e no virtual. O que vocês acham disso?

Veja também: E 2012, o que nos reserva?

Pin It

Uma resposta para Cibridismo: vivendo no real ou no virtual?

  1. Pingback: Você sabe o que é cibridismo? | Internet Innovation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *