Celulares cada vez maiores e mais funcionais

celulares-cada-vez-maiores-e-mais-funcionais

Os celulares talvez sejam os aparelhos tecnológicos que mais evoluíram ao longo das últimas décadas. Em 2013 a primeira ligação via aparelho móvel completou 40 anos, e na época em que os celulares foram lançados o conceito de portabilidade era muito diferente do atual.

No início, o tamanho e o peso dos celulares pouco importava; o verdadeiro diferencial era a possibilidade de fazer ligações em qualquer lugar. O Motorola DynaTAC, por exemplo, foi um dos pioneiros do segmento, pesando quase 800 gramas e medindo 33 centímetros de altura. A praticidade fazia valer a pena o fato de carregar o “tijolo” – como até hoje é chamado – para todos os lugares.

De simples aparelhos que apenas faziam e recebiam ligações, os celulares ganharam cada vez mais funções ao longo dos anos, tornando-se verdadeiros computadores de bolso. Baterias, processadores e placas de circuito estão cada vez menores e mais eficientes.

Em 2007, quando a Apple lançou o iPhone e eliminou o teclado físico, ditou a próxima tendência: celulares com telas sensíveis ao toque. Com o surgimento dos smartphones, as funcionalidades dos aparelhos ficaram cada vez mais modernas e exigiram telas maiores para rodar jogos e aplicativos com melhor qualidade, e um teclado touch e QWERTY foi a melhor saída para ocupar todo o espaço frontal do aparelho apenas com a tela.

As screens entre 3 e 4 polegadas chegaram a tamanhos maiores, em aparelhos conhecidos como phablets, ou seja, maiores que smartphones e menores que tablets, que normalmente têm mais de 7 polegadas. O primeiro deles foi o Dell Streak, lançado em 2010, mas a categoria ganhou força com a Samsung, que tem investido fortemente em novas criações, com alguns modelos como Galaxy Note (com tela de 5,3 polegadas), Galaxy S3 (com tela de 4,8 polegadas) e Galaxy Nexus (com tela de 4,7 polegadas), uma criação em parceria com a Google. HTC J Butterfly e LG Intuition também fazem parte do grupo dos phablets, que promovem ao usuário a experiência de usar um smartphone e um tablet ao mesmo tempo, dando mais facilidade para navegar na internet, pesquisar notícias e interagir em mídias sociais.

A tendência agora é de que os smartphones cada vez se aproximem mais do tamanho dos primeiros celulares, na mesma situação de 40 anos atrás: o diferencial não está no tamanho ou peso, mas sim na funcionalidade e nas facilidades que esses aparelhos oferecem aos usuários.

Veja o gráfico com a evolução dos celulares e a comparação dos tamanhos dos aparelhos desde 1983 até 2013 e se surpreenda com as mudanças:

celulares-estao-cada-vez-maiores-e-mais-funcionais

Veja também: Android supera iOS na disputa por popularidade.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

 

Pin It

3 Respostas para Celulares cada vez maiores e mais funcionais

  1. Pingback: Aplicativos para smartphones tornam a vida mais fácil - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog

  3. Pingback: Perdido na selva: como o seu celular sem sinal pode salvar você | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *