Como funcionam os carregadores sem fio

carregador-sem-fio

De acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no ano passado, o número de telefones celular no Brasil já passa de 247,2 milhões. É mais que a população brasileira (de 190,7 milhões – IBGE, 2010)! Assim sendo, você que está lendo isso provavelmente tem o seu e está familiarizado com o funcionamento do aparelho e de seus acessórios. Na tomada ou por USB, é certo que você precisa usar um cabo para recarregar a bateria do seu celular, não é? Na verdade, não mais. Com os carregadores sem fio, celulares e gadgets em geral já podem ser carregados sem estar fisicamente conectados a uma fonte de energia elétrica.

A tecnologia por trás da inovação é relativamente recente no mercado de eletrônicos e lembra um pouco a que torna possível a transmissão de informações no processo NFC (Near Field Communication) entre celulares – com a diferença de que faz o envio de energia em vez de dados. O segredo está no fenômeno da física chamado indução. É através desse processo que a corrente elétrica que sai da tomada é transformada em um campo magnético (inofensivo) pelos carregadores sem fio.

Para que os carregadores sem fio funcionem, porém, tanto a fonte de energia quanto o receptor devem possuir um indutor, dispositivo que faz que os dois lados “vibrem” na mesma frequência. Além disso, a distância entre a base do carregador e os aparelhos a serem carregados, pelo menos por enquanto, deve ser pequena, para que a indução ocorra de maneira mais rápida e eficiente.

Por hora, resta esperar para saber como essa tecnologia dos carregadores sem fio irá evoluir e sonhar com o dia em que ao entrar em casa todos os dispositivos eletrônicos que estão com você começarão a carregar automaticamente.

Será o começo do fim para os aparelhos com fio?

Veja também: A tecnologia mobile e seus excessos.

Pin It

Uma resposta para Como funcionam os carregadores sem fio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *