Carolina Dieckmann e a segurança na internet

Carolina Dieckmann e a segurança na internet

Na tarde de sexta-feira, dia 4, sites e blogs de temas diversos foram infestados com fotos da atriz Carolina Dieckmann nua. No fim de semana, o assunto já estava entre os mais comentados na internet e nas redes sociais.

Tudo começou quando a atriz teve um problema com seu computador e precisou levá-lo para a assistência técnica. Na memória da máquina estavam fotos íntimas suas e suspeita-se que tenham sido copiadas para uso de chantagem com a atriz, por isso o computador já está sob perícia.

A atriz já vem enfrentando o problema há cerca de um mês, quando recebeu um e-mail solicitando a quantia de 10 mil reais para que as fotos não vazassem. Carolina não cedeu às chantagens e as fotos acabaram caindo na web, foi quando o caso ganhou repercussão na mídia.

Carolina, obviamente, já entrou com as medidas cabíveis e o caso já está na justiça. O advogado da atriz também tomou providências para que todas as fotos sejam excluídas da rede e os primeiros sites a divulgarem as fotos, um nos EUA e outro na Inglaterra, já foram notificados. O Google também já foi acionado para que todas as pequisas sobre essas fotos sejam bloqueadas.

O que aconteceu com Carolina Dieckmann é muito comum e são diversos os crimes ocorridos na internet. Eles podem e devem ser denunciados e, para isso, existem delegacias especializadas em crimes eletrônicos – se algo assim acontecer com você, esse é o primeiro lugar que você deve procurar. As vítimas podem pedir a retirada do site do ar, porém as fotos continuarão nos computadores de quem as viu.

Só para se ter uma ideia, as denúncias de crimes na rede cresceram cerca de 40% no ano de 2012, de acordo com estatísticas do Safernet Brasil. E, segundo o jornal Estadão, o Brasil, no ano passado, foi líder em retiradas de conteúdos da internet. Em 2011, o País fez 263 pedidos para remover perfis no Orkut, resultados de busca, vídeos no YouTube e fotos hospedadas no Google.

O caso da atriz chama atenção mais uma vez para o poder de disseminação e repercussão que a internet carrega. Além disso, também remete à questão da segurança de conteúdos na rede, apontando para a necessidade de uma postura cuidadosa com a exposição na web. E, por mais cautela que se tenha, é importante evitar a postagem e armazenagem de conteúdos íntimos em computadores e na internet.

Para mais informações sobre como manter-se seguro na web, consulte a Cartilha de Segurança para a Internet.

Veja também: Panicat Babi Rossi fica careca ao vivo no Pânico na Band e assunto viraliza na web

Pin It

8 Respostas para Carolina Dieckmann e a segurança na internet

  1. Pingback: Segurança de dados e privacidade na internet - Magic Blog

  2. Pingback: Polícia identifica suspeitos de terem roubado as fotos da atriz Carolina Dieckmann - Magic Blog

  3. Pingback: Comportamento de Risco na Internet é o Mesmo que Transar sem Camisinha | Antonio Borba

  4. Pingback: Sínteses de Notícias sobre Segurança na Internet – Diego Dayrell « diegodayrell

  5. Pingback: Sínteses notícias Segurança na Internet – Diego Dayrell « Laranjas

  6. Pingback: Novos números do YouTube - Magic Blog

  7. Pingback: Segurança: sites que já tiveram suas senhas expostas - Magic Blog

  8. Pingback: Falha na segurança digital de Beto Richa - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *