Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países

Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países

Basta conversar com alguém de outro país para percebemos o quanto as culturas são diferentes. Apesar de considerarmos normais certas atitudes, algumas podem ser mal interpretadas, e acabar com suas chances de fechar negócios fora do Brasil.

Pensando nisso, reunimos dicas divulgadas pela Exame.com, que, com a ajuda da consultora de comportamento e etiqueta internacional, Maria Aparecida Araújo, dá orientações para evitar as gafes empresariais em outros países.

Austrália

Austrália

Não chegue atrasado
Talvez este seja um traço da colonização pelos ingleses, muito pontuais. Procure chegar alguns minutos antes do combinado.

Sempre pague uma rodada de bebidas no bar
O hábito é comum no país e você pode ganhar alguns pontos com o seu anfitrião. Caso você tenha que sair mais cedo que os demais convidados, reivindique sua vez de pagar logo no começo do encontro.

China

China

Nunca saia da sala antes da comitiva chinesa
No protocolo chinês, o anfitrião sempre tem prioridade. Logo, nada de terminar a reunião e já se retirar, sempre espere que a comitiva deixe o cômodo primeiro.

Faça cumprimentos discretos
A cultura oriental não é muito chegada a abraços e beijos, por isso mantenha uma feição simpática e cumprimente com um aperto de mão.

Tome cuidado à mesa
Se a reunião acontecer durante um almoço ou jantar, nunca apoie o hashi dentro da vasilha de comida, muito menos o espete na comida, ele deve ficar sempre ao lado, sobre a mesa. Por uma questão cultural, deixe um pouco de comida no prato, isso sugere que você está satisfeito.

Alemanha

Alemanha

Deixe o humor para outro momento
Fazer piadas ou colocações engraçadas durante as reuniões de negócios pode ser mal interpretado e ameaçar seus negócios.

Dê preferência aos mais velhos
A ordem é: idosos, mulheres, homens e crianças. Respeite esta sequência ao entrar ou sair de um local.

Acene com a cabeça
Seja gentil ao cumprimentar seu anfitrião, sempre que apertar a mão de alguém, mantenha um olhar educado e um sorriso, e acene a cabeça como forma de simpatia.

França

França

Não peça desculpas por não falar francês
É conhecido o apreço que os franceses têm por quem fala seu idioma, mas se este não é o seu caso, seja discreto, e evite se desculpar.

Não apresse as refeições
O ato de comer é muito valorizado na cultura francesa, por isso prepare-se para almoços que duram em média duas horas.

Índia

Índia

Tire os sapatos ao entrar na casa de alguém
Este é um sinal de respeito aos moradores, também é importante sempre agradecer a hospitalidade.

Não recuse um convite imediatamente
Mesmo sabendo que você não poderá comparecer a uma reunião, é preferível usar expressões como “vou pensar”, ou “consultarei outras pessoas antes de decidir”.

Não coma carne vermelha nem ofereça presentes com couro
As vacas são consideradas sagradas no hinduísmo, por isso, evite qualquer referência pejorativa ao animal, e não conte sobre os churrascos do fim de semana.

Japão

Japão

Evite dizer “não” ao recusar um convite
Assim como na Índia, a recusa imediata é considerada uma falta grave. A palavra “não” também é considerada feia na cultura asiática, então prefira expressões mais suaves.

Cuidado ao receber e desembrulhar um presente
Para os japoneses, a apresentação de um presente é muitas vezes mais importante que o objeto em si, pois o que importa realmente é a intenção. Logo, não destrua o embrulho, abra com cuidado e valorize a ação.

Sirva as bebidas, mas não coloque em seu copo
À mesa, uns devem servir aos outros, como uma troca de gentilezas. Também é importante que, antes de beber, você leve o copo à altura da cabeça e agradeça com um aceno de cabeça, como uma pequena reverência àqueles que sentam junto a você.

Não deixe restos no prato
Ao contrário dos chineses, comer tudo indica que a comida servida estava boa e que você apreciou. Então, pode raspar o prato.

Nova Zelândia

Nova Zelândia

Seja pontual
Assim como na Austrália, a pontualidade é muito apreciada.

Não fale de negócios durante as refeições
Em geral, estes são momentos de confraternização. Se não houver alternativa, introduza o assunto após a primeira metade do encontro.

Reino Unido

Reino Unido

Não use camisas com bolsos
Se você não tiver outro tipo de camisa, ao menos evite guardar objetos no bolso.

Procure não olhar diretamente nos olhos
Esta atitude pode ser considerada invasiva. Olhe o conjunto do rosto, e sempre com expressão amigável.

Respeite a hierarquia
Seja no momento de propor um brinde ou passar de um ambiente para outro, sempre deixe que a pessoa mais velha faça as honras.

Estados Unidos

Estados Unidos

Evite presentes caros
A norma adotada pela maioria dos empresários é respeitar o teto de 100 dólares, para não causar constrangimentos.

Nunca é má hora para falar de negócios
Ao contrário de alguns países, nos Estados Unidos é aceitável falar sobre negócios durante qualquer refeição, inclusive no café da manhã.

Guarde estas dicas e evite cometer gafes nos seus encontros de negócios internacionais.

Leia também: 6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países

  1. Pingback: 3 habilidades fundamentais para os profissionais de TI - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *