As tendências para a publicidade on-line

Quem não anuncia em links perde excelentes oportunidades de expandir a marca

A internet é o meio de comunicação que mais se desenvolve, principalmente no que diz respeito à publicidade. Segundo dados divulgados pelo Wall Street Journal, no final de 2010, o setor de publicidade on-line superou pela primeira vez na história o volume investido em anúncios de jornal nos EUA, o que também acontece no restante do mundo.

Percebida essa tendência que, mais do que isso, já é uma realidade palpável, surgem no mercado diversas formas de se destacar entre a concorrência e aproveitar as oportunidades oferecidas pela web. Uma dessas oportunidades vem tomando a dianteira nesse tipo de ação: os links patrocinados de busca, se bem utilizados, garantem resultados e têm excelente custo-benefício.

Porém, para que funcionem, os links patrocinados devem estar bem estruturados e ter acompanhamento contínuo. Boas campanhas de links devem ser bastante focadas, com divisões estratégicas entre elas, grupos de anúncios e palavras-chave. Esses itens devem sempre ter relevância uns com os outros, ou seja, quanto mais o anúncio refletir a palavra-chave e o segmento da campanha, melhor ele funcionará.

Altamente indicadas para o segmento e-commerce, as campanhas de links também devem sempre favorecer o objetivo final do usuário buscador, que procura praticidade na busca. Dessa forma, uma dica importante é sempre utilizar URLs direcionadas nas campanhas, ou seja, se o usuário digitou a palavra “impressora” na busca, faça com que o clique dele resulte exatamente na página de seu site, que comercializa esse tipo de produto. Essa simples medida derruba a taxa de bounce rate, fazendo com que o usuário permaneça mais tempo na sua página.

Outro ponto importante nas campanhas para sites buscadores é o acompanhamento e a constante otimização das contas. Essa necessidade vem do fato de o mercado estar sempre se renovando, o que é notícia em um dia vira busca no outro. O analista de links deve sempre ficar atento ao que pode ser adequado para sua campanha e se adiantar aos acontecimentos. Dessa forma, quando algum termo começar a ter busca, ele ainda terá poucos concorrentes e, consequentemente, melhor visualização.

Mais uma vantagem das campanhas de links é a possibilidade de medição exata dos resultados alcançados com a publicidade. Ferramentas como as disponíveis no Google Adwords, por exemplo, possibilitam visualizar a quantidade de cliques, conversões efetivas, número de visitantes do site, qualidade de determinado anúncio ou palavra-chave e ainda milhares de outros tipos de métricas, que por si só podem estabelecer uma nova estratégia de campanha ou ainda dar a confirmação necessária para que sejam feitos novos investimentos.

Mesmo sendo uma mídia aberta, em que qualquer pessoa pode montar uma campanha e começar a anunciar, os links patrocinados funcionam muito melhor quando geridos de forma consciente, por um profissional especializado e antenado com as tendências de mercado. Atualmente, quem não anuncia em links perde excelentes oportunidades de expandir a marca, aumentar as vendas e medir o retorno investido. A realidade não é mais tendência e quem ainda está de fora perde tempo e clientes.

Ficou convencido sobre a importância de promover sua empresa na web? A Magic Web Design é a empresa ideal para fazer sua marca crescer através da publicidade on-line.

Leia também: Reportagem da RPC sobre os novos profissionais de internet

Pin It

2 Respostas para As tendências para a publicidade on-line

  1. Pingback: Antonio Borba fará palestra na Mercosuper 2012 - Magic Web Design - Magic Blog

  2. Pingback: Pesquisa aponta dados de como o brasileiro busca na web - Magic Web Design - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *