Apoio a causas sociais valoriza atuação das empresas

Apoio a causas sociais valoriza atuação das empresas

O que você espera de uma marca? Além de um bom serviço/produto, bom atendimento e um preço acessível, o que mais funciona como diferencial? Atualmente, contribuir para a construção de uma sociedade melhor apoiando causas sociais é, de longe, um dos aspectos que mais fazem diferença na imagem de uma empresa.

Para engajar seguidores, conquistar clientes e se destacar em meio a tantos concorrentes, é fundamental que uma empresa se posicione a frente de seu público e estabeleça com eles uma relação de identificação. A lógica é simples: ao conquistar a admiração de seus seguidores, eles compartilharão isso publicamente, conquistando assim novos fãs.

A internet e as mídias sociais são muito importantes para estabelecer isso, já que boa parte de seu público é ativo nesse meio, que funciona como um canal de relacionamento direto entre o cliente e a empresa. Uma pesquisa realizada pela Havas Worldwide mostrou que consumidores esperam que as empresas combinem sua atuação nas mídias sociais com alguma causa social.

A pesquisa foi realizada em 31 países e ouviu mais de 10,2 mil pessoas, que apontaram a presença nesses canais como essencial para ajudar a construir uma reputação transparente perante o público. Isso acontece principalmente quando há incentivo a projetos sociais.

Nesta integração de ações de comunicação e marketing, as empresas têm excelentes maneiras de assumirem responsabilidades sociais para, por exemplo, amenizar o impacto ambiental que muitas delas causam ao realizarem suas atividades.

Ao se posicionar e defender uma determinada causa, as  mídias sociais  proporcionam uma maneira rápida de propagar mensagens e assim conquistar seguidores pela empatia. No entanto, para que a divulgação dos produtos de uma empresa não se perca em meio ao apoio às causas sociais é preciso equilibrar três fatores: os lucros, as vontades de seus consumidores e os interesses da sociedade.

Iniciativas que dão certo

Natura, Petrobras e Coca-Cola são reconhecidas como empresas que fazem a diferença e trazem iniciativas positivas que resultam tanto em investimentos econômicos como sociais. O segredo para fortalecer marcas por meio de causas sociais é ter uma visão de longo prazo e, mais que isso, apoiar e incentivar ações que reflitam suas crenças e princípios.

Um exemplo de engajamento gerado pelo apoio a causas sociais pode ser notado na Petrobras. No Rio de Janeiro, quando o assunto é cultura, a marca é a mais lembrada pelo patrocínio que faz a eventos desse cunho, segundo pesquisa realizada pela JLeiva Cultura & Esporte na capital carioca.

Entre os outros projetos apoiados pela companhia estão os programas ambientais, de incentivo ao esporte e projetos de desenvolvimento e cidadania, tecnologia e pesquisa. Na fanpage da empresa são divulgadas diariamente, entre as notícias, o apoio às causas sociais, cujo nível de interação de seus seguidores é alto e reflete a admiração que sentem pela marca.

 Veja também: Marketing político nas redes sociais

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *